Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Anatomia do Fofoqueiro e as consequências na Igreja.


Anatomia do Fofoqueiro e as consequências na Igreja. Tiago 4:11-17
11. Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz.
12. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?
2Tm.2.17,18 - "..Além disso a linguagem deles corrói como câncer, entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé de alguem..
"Satanás usa a FOFOCA para que o pecado da rebeldia entre no coração  do "crente". Depois de consumado na mente, o suposto crente, começa a abrir a sua boca contra tudo e conta a todos, usando como maledicência, a mentira, enganação, manipulação, as heresias e toda sorte de maldades arquitetadas no inferno, transformando a boca do "crente" em uma fonte de água podre jorrando da garganta do Diabo. Desta forma o espírito do ANTICRISTO é evidenciado e se cumpre o que está escrito em (1 jo.2.18   e 19). 18. Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.
19. Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos.
As 7 características do fofoqueiro.
1- Tem um olhar invejoso: Usa deste  olhar para destruir com palavras malignas os talentos que Deus levanta na Igreja.
2- Guarda a rebeldia dentro do seu coração: Tornando-se inimigo da Cruz de Cristo e dando ibope a as coisa do demônio          .
3- Usa de palavras doces para convencer e destruir:(Pv.18.8).."As palavras do maldizente são doces bocados que descem para o mais interior do ventre"..
4- Alimenta-se de mentiras: É surdo espiritual. Ouve o mundo, mas não ouve a verdade.
5- Suas palavras alimentam os deformados: Destrói os imaturos na fé e  alimenta aqueles que lhe dar crédito e não ler a Bíblia.
6- Normalmente tem pecados ocultos: É um traço na vida do fofoqueiro. Sempre usa do que fala.
7- São covardes: Sempre falam as escondidas. Quando acossados pela verdade, fogem e usam a famosa expressão: "ouvi dizer mas não sei que foi". Não prova nada. São apenas instrumento do diabo, razão pela qual o apóstolo Paulo orientou a Igreja de Coríntios que deveria entrega-los a Satanás.
As 7 consequência da fofoca.
1-      Traz mágoas, destrói lares, destrói corações.
2- Traz contendas no meio do corpo de Cristo.
3- Traz divisões no meio do corpo de Cristo.
4- Traz inimizades no meio do corpo de cristo.
5- Traz paralisia nas atividades da Igreja.
6- Traz retrocesso no meio dos louvores e cânticos.
7- traz frieza e depois morte espiritual.

Levítico 19:16-19 16. “Não espalhem calúnias entre o seu povo. “Não se levantem contra a vida do seu próximo. Eu sou o Senhor.
17. “Não guardem ódio contra o seu irmão no coração; antes repreendam com franqueza o seu próximo para que, por causa dele, não sofram as conseqüências de um pecado.
18. “Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.
Penso que o motivo real porque Deus nos deixa transmitir algo sobre a "fofoca", é que esse problema de maneira nenhuma nos é estranha. Nós não somente ouvimos fofocas, também as espalhamos e nós mesmos fomos vítimas delas. E acreditem: Todas as três coisas doem ao Senhor da mesma maneira!
Quando conto adiante algo que eu deveria Ter ficado para mim, normalmente o justifico com as palavras: "Precisamos de qualquer maneira orar por fulano ou sicrano, ele tem o seguinte grave problema..." Mas então normalmente não oramos, mas falamos bastante sobre o assunto. Naturalmente sempre foi altamente interessante ficar sabendo das últimas histórias sobre uma pessoa ou uma obra.
I). O que é fofoca?
Por ocasião da nossa conversão a Jesus, deixamos os "grandes pecados" como por exemplo, mentir, roubar, beber, enganar, uso de drogas, etc. Começamos a passar nosso tempo com nossos novos amigos, falando a respeito de nosso Senhor, sobre nossa vida e sobre o que acontecem à nossa volta. Complemente inofensivo... pensamos. Mas, observemos a coisa um pouco mais de perto! Quantas vezes essas conversas estão cheias de julgamentos, de boatos, de "ouvi dizer"... escondidos cuidadosamente atrás de um sorriso cristão!
Já sabias que a bíblia fala muito sobre fofoca? E não se trata de um "pequeno pecado", como muitos de nós pensamos. Na bíblia está escrito: "...a boca perversa, aborreço" (Prov. 8:13). Deus nos ordena: "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo." (Lev. 19:16). Ele também diz: "...aprendam também a viver ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas ainda tagarelas e intrigantes, falando o que não devem." (I Tim. 5:13). E no Salmo 101:5, Deus diz: "Ao que as ocultas calunias o próximo, a esse destruirei." Deus é de opinião que pessoas tagarelas não o reconhecem, estando entregues aos seus pensamentos corrompidos. Ele equipara pessoas difamadoras com aqueles que não merecem confiança, como assassinos e aborrecedores de Deus. Ele continua, dizendo que aqueles que fazem tais coisas, sabem que merecem a morte. Mas isso não os impede de continuar a faze-las e até a animar outras a pratica-las (Rom. 1:28-32).
Além disso as fofocas não precisam ser obrigatoriamente mentirosas. Muitos pensam: "O assunto é verdade, por isso posso contá-lo a todos." Mas isso não está certo! Dizer a verdade com falsos motivos pode Ter efeito ainda mais funestos do que falar inverdade. A seguinte definição de "fofoca" deixa isso claro: Falar algo de alguém é fofoca, quando o que é dito não contribui para a solução do problema da pessoa em questão.
II). Orientação na Bíblia
Quando somos ofendidos por alguém ou vemos que alguém vive em pecado, temos que ir a essa pessoa e a nenhuma outra! (Mat. 18:15e16). Se alguém vive em pecado, que valor teria, falar a respeito a outros? O que os outros irão fazer a respeito? Ao invés disso, é nossa tarefa reconduzir o irmão ou a irmã à comunhão com Deus. Poderias mostrar-lhe o ponto escuro em sua vida, que o Senhor gostaria tanto purificar. Se a pessoa não der ouvidos, deve-se dar outros passos. "Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-lo, com espirito de bradura; e guarda-te para que não sejais também tentado." (Gal. 6.:1)
IV). A diferença entre aconselhamento e fofoca
Muitas vezes, fofocas e difamações são camufladas como "aconselhamento espiritual". Nada existe de condenável no aconselhamento espiritual, se realmente falar com conselheiro espiritual, um conselheiro espiritual é um crente maduro, que te exorta numa vida espiritual e à reconciliação, que aponta seu pecado na situação que está sendo analisada! Ele não exagera a importância da questão e não fica logo ofendido pessoalmente. A ele interessa principalmente a vontade de Deus, não a tua.
Na maior parte das vezes, nem procuramos seriamente uma solução quando falamos com alguém sobre um problema, mas somente um ouvinte compassivo, que também defende nosso ponto de vista. Parece-nos indiferente, quantas divisões provocamos, enquanto pudermos atrair pessoas para o "nosso lado". "Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre os irmãos." (Prov. 6:16-19)
V). "Mas estou somente ouvindo!"
Muitos de nós pensamos que somente ouvir não é tão grave quanto espalha-las. Mas isso não é verdade! Deus diz: "O malfazejo atenta para o lábio iníquo; o mentiroso inclina os ouvidos para a língua maligna." (Prov. 17:4).
Em I Samuel 24:9, Davi exorta a Saul: "Porque dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal?" Sim, porque lhes damos ouvidos?! Porque estamos tão rapidamente dispostos a acreditar o pior? Na bíblia está escrito: "(o amor) tudo espera" (I Cor. 13:7). Porque não respondemos educada mas decididamente: "Desculpe, tenho a impressão que você está contando algo, que eu nem deveria ouvir. Você deveria conta-lo ao Senhor e aquele quem se refere, mas a mim não."
Algumas exortações desse tipo, mataria em germe a maior parte das histórias de mexericos. Ao menos, elas impedirão as pessoas de vir a ti com sua conversa fiada. Talvez, assim também as estimule uma vez a pensar sobre coisas mais importantes que os assuntos de outras pessoas. A bíblia nos adverte claramente sobre o envolvimento com fofocas: "O mexeriqueiro revela o segredo, portanto não te metas com quem muito abre seus lábios." (Prov. 20:19)
VI). Um sinal de maturidade
"Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo." (Mat. 12:36). Em cada palavra que dizemos, tomamos uma decisão. Ou nos decidimos a glorificar a Deus ou a entristecê-lo, rebelando-nos contra sua palavra; "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para edificação." (Ef. 4:29).
Freqüentemente não levamos a sério a ordem de Deus para controlar nossa língua. Trata-se, entretanto, de uma das características de um crente maduro. Tiago diz: "Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a sua língua, antes enganando o próprio coração, a sua religião é vã." ( Tiago 1:26). Sabemos que o coração é enganoso mais do que todas as coisas (Jer. 17:9), e assim seria fácil justificar desse modo nosso comportamento errado.
Fofoca e difamação, são instrumentos de Satanás. Ele sabe: se consegui dividir-nos e fazer com que lutemos entre nós, estaremos muito ocupados para lutar entra ele. Temos que parar e pensar, antes de falar! Deveríamos decidir em nosso coração, nunca mais dar ouvidos a fofocas ou espalha-las! Isso é possível pela graça de Deus e através da nossa decisão de fazer a escolha certa! Talvez tenhas que pedir desculpas a alguma pessoa. Talvez será preciso revelar amarguras e curá-las. Vai primeiro a Deus e deixa Ele ordenar teu coração! Ele também te dará forças para fazer o restante: (Apoc. 19:7)
Boca de sapo, língua de cobra e estômago de urubu
Que bicho feio será esse?
O prato do dia em muitas rodas é a vida alheia. Alguém falou (que coisa triste!) que – com freqüência a sua família, quando está reunida, almoça e janta sempre o mesmo cardápio: falar mal dos outros, como um prato e tempero a mais.
Como é difícil não ficar comentando coisas negativas acerca de pessoas. Deve haver alguma atração doentia para o assunto, pois vira e mexe alguém é mastigado com molho forte de pimenta ardida. “não há maledicentes ociosos. Eles estão sempre ocupados. Fofocando da vida alheia
pessoas com uma boca de sapo,  apreciam o coaxar das suas intrigas. O som desconexo de seu ruído berrante do seu diz-que-diz-que, diz-que-diz-que, diz-que-diz-que...
O veneno da difamação é maligno e triplamente tóxico. Além de desfigurar e matar as vítimas da picada, e, ao mesmo tempo, aleijar o próprio agente da toxina, também corrompe e mata o ouvinte.
A linguagem viperina tem sido responsável pela amargura e deformação de muitos lares e pessoas inocentes. Muitos escapam dos destroços letais da peçonha maldita, mas carregam pelo resto da vida as seqüelas morais do envenenamento.
A receita da fofoca é uma farofa venenosa de futricas que o inferno inventa para manter os canalhas subservientes a serviço da imundícia dos seus estômagos de urubu. Não há coisa mais nojenta do que comer carniça na cocheira da calúnia. A podridão do pecado servindo de alimento para um povo maníaco é um grude repugnante que os nobres participantes do reino de Deus devem rejeitar com coragem e rispidez.
Por favor, não me convidem, nem me incluam no chiqueiro da maledicência, já que tenho uma tendência natural bem aguçada para a podridão. Eu sei que a minha natureza humana gosta de tomar parte nessas carniças do falar mal dos outros, passando-me por mais “sábio, puro e zeloso”. Por isso conto com a sua discrição ao me poupar de participar dessa maligna agenda.
Fico grato também, se você deixar de fora outros irmãozinhos, que, como Daniel na Babilônia, que preferia alimentar-se de uma comida simples e saudável aos olhos de Deus, do que ficar banqueteando-se com os pratos sujos da Babilônia.
Quem sabe se você também não poderia ficar de fora desse ajuntamento de abutres ávidos por cadáveres em putrefação? Saia dessa orgia infernal, e venha participar do festival de louvor a Deus, dizendo como Davi:
Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis, nos quais tenho todo o meu prazer. - Salmo 16.2
Sou ainda um principiante nessa escola da graça, mas tenho dado graças ao SENHOR meu Deus por aprender a louvar e bendizer.
Estou apenas sugerindo a você: matricule-se no discipulado de Jesus e aprenda dele a falar a linguagem da elite dos eleitos que foram libertados pela obra da cruz de Cristo.
DEUS OS ABENÇOE COM TODA SORTE DE BENÇÃOS. AMÉM

PROSPERIDADE A LUZ DA BÍBLIA


PROSPERIDADE A LUZ DA BIBLIA.
VOTO
Quando um homem fizer um voto ao Senhor, ou um juramento, impondo restrições a sim próprio, não violará a sua palavra; segundo aquilo que sair da sua boca, fará.  Nm 30:02
quando fizerdes algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo, pois o Senhor teu Deus certamente requererá de Ti, e em ti haverá pecado. Dt 23-21
quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo. Ele não agrade de tolos, o que votares paga-o. Ec 5:4
PROSPERIDADE = Ausência de Necessidade
Prosperidade: no hebraico TISSELEAH
Prosperidade= Felicidade, contentamento, ter bom êxito, progresso, sucesso.
prosperidade = próspero, propício, favorável, ditoso, afortunado.
propício = que protege ou auxilia (Sl 91:2)
Favorável = que favorece (Fl 4:19)  Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus. ARA
O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus. NVI
Ditoso ou Afortunado = Feliz, contente, bem sucedido, bem lembrado (Sl 128:1-6)
Prosperar = Dar bons resultados, tornar-se prospero, ir aumentando, progredir, desenvolver (Pv 12:11)  Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo.  NVI.
A riqueza adquirida às pressas diminuirá; mas quem a ajunta pouco a pouco terá aumento. ARA.
COMO PODEMOS TER A VERDADEIRA PROPERIDADE

Somente teremos a verdadeira prosperidade se andarmos em obediência e fidelidade ao Senhor, devolvendo a Ele o que é Dele. Isto é: Dízimos e ofertas.  Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. (Is 1:19)

QUAIS OS PRINCÍPIOS PARA PROSPERAR

1)    FIDELIDADE A DEUS – (Gn 14:20 ; Gn 28:22 ; Dt 28:1,2 ; Mt 22:21)
2)    PROFETIZAR – (Is 55:11; Dn 10:28 ; Mt 12:37 ; Tg 3:10-12 ;  Pv 18:21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto ARA
A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto NVI.
TRABALHO – Jó 5:7 No entanto, o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima ; II Ts 3:10-12  10. Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma.
11. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. 12. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão.;  Pv 13:11  Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo.; I Co 3:8 O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho.
4) ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO- (Pv. 10:05 ; Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha. Fp 4:11,12 Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. 12. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem-alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. 13. Tudo posso naquele que me fortalece. Lc 14:28-30 28. “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? 29. Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, 30. dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar)
5) ECONOMIZAR – (Mt 21:20 Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode; Mt 14:19,20 19. E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão.
20. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. Mc 6:42,43 12. Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: “Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado”.
13. Então eles os ajuntaram e encheram doze cestos com os pedaços dos cinco pães de cevada deixados por aqueles que tinham comido.      
6) INVESTIR – (Mt 25:14,29 14. “E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens.
15. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem.
16. O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco.
17. Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois.
18. Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19. “Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles”.
20. O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’. 21. “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’ 22. “Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’. 23. “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’ 24. “Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. 25. Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’. 26. “O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? 27. Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. 28. “ ‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. 29. Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.  Lc 19:11,27 12. Ele disse: “Um homem de nobre nascimento foi para uma terra distante para ser coroado rei e depois voltar.  13. Então, chamou dez dos seus servos e lhes deu dez minas. Disse ele: ‘Façam esse dinheiro render até a minha volta’.
14. “Mas os seus súditos o odiavam e por isso enviaram uma delegação para lhe dizer: ‘Não queremos que este homem seja nosso rei’.  15. “Contudo, ele foi feito rei e voltou. Então mandou chamar os servos a quem dera o dinheiro, a fim de saber quanto tinham lucrado. 16. “O primeiro veio e disse: ‘Senhor, a tua mina rendeu outras dez’. 17. “ ‘Muito bem, meu bom servo!’, respondeu o seu senhor. ‘Por ter sido confiável no pouco, governe sobre dez cidades.’ 18. “O segundo veio e disse: ‘Senhor, a tua mina rendeu cinco vezes mais’. 19. “O seu senhor respondeu: ‘Também você, encarregue-se de cinco cidades”.

DÍZIMOS E OFERTAS.

Porventura não cercaste tu de bens a ele, e  sua casa, e tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste, e o seu gado esta aumentando na terra. Jó 1:10

Este estado de prosperidade é reconhecido pelo diabo, pelos conhecidos, pelos amigos, parentes e pelos próprios irmãos de fé.

Amado desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. III Jo 2. ARA.
O presbítero ao amado Gaio, a quem amo na verdade.
 Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma. NVI
Este versículo, João deseja ao seu amigo e companheiro, chamado Gaio, que fosse próspero na:
- VIDA MATERIAL: desejo que te vá bem em todas as coisas.
- VIDA FÍSICA: E que tenhas Saúde.
- VIDA ESPIRITUAL: Assim como vai bem a sua alma.

Jesus Cristo deseja que sejamos prósperos em todas as áreas de nossas vidas, espiritual, material, físico, Familiar, cultural e sentimental.

Eu sei as tuas obras: eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar: tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Ap. 3:08 ARC.
Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome. Ap. 3:08 NVI.

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Jo 10:10b ARC.
O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. Jo 10:10b NVI.

“Tanto a prata quanto o ouro me pertencem”, declara o Senhor dos Exércitos. Ag.2:08 NVI.
Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. Ag 2:08 ARC.

Frequentemente os crentes levantam indagações a respeito da contribuição Cristã. O percentual de 10% de nossa renda, para Deus é um dos meios dele expressar seus direitos e senhorio sobre nós e tudo o que temos.
“Mas agora  diz o Senhor que te criou o Jacó, o que te formou o Israel: não temas porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. (Is 43:1)

 Porque povo santo és ao Senhor teu Deus: o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que sobre a terra há. DT 7:06.
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; I Pd. 02:09 ARC.

Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem. Ml 03:18 NVI.

A ORIGEM DA PALAVRA DÍZIMO

Latim: Decimare
Português: Decima Parte

Palavras usadas para determinar decima parte
No Antigo Testamento temos duas palavras em hebraico:

1.    Asar: “dez, decima parte”.  A raiz original deste termo significa: Acumular, Crescer, Ficar Rico.
2.    Maaser: Décima Parte.

No Novo Testamento há duas formas  verbais e uma nominal em grego:
1.    Dekatóo: “dar uma décima parte”
2.    Dekáte: Décimo em forma ordinal.

O DÍZIMO NA HISTÓRIA DE ISRAEL

O Dízimo era um termômetro espiritual.
a)    O dízimo era uma espécie de termômetro espiritual do ovo de Israel. Nos tempos em que se mantinham fiéis a Deus, os Judeus entregavam os dízimos. Quando, porém, vinham períodos de pecados e desobediência, negligenciavam a entrega do dízimo.
b)      Ainda hoje a fidelidade na contribuição é um termômetro bastante exato na vida do crente. Quando o crente começa a se afastar de Deus seu dízimo é uma das primeiras coisas a sofrer, ainda hoje podemos escutar a palavra do sacerdote Neemias, que continua exclamando com muita força e destemido dizendo “por que se desamparou a casa de Deus? Ne. 13:11b” e o povo era despertado da negligencia e então voltou a entregar o dízimo.

O DÍZIMO PERTENCE A DEUS, POR ISSO É SANTO.

“Todos os dízimos da terra, seja dos cereais, seja das frutas, pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Lv. 27:30.
Tudo o que se produz no campo, quer seja na agricultura, criação de gado, empresa, indústria. Não sendo pago o dízimo, é um roubo como vemos em Ml 03:8-10 - 8. “Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: ‘Como é que te roubamos?’ Nos dízimos e nas ofertas.
9. Vocês estão debaixo de grande maldição porque estão me roubando; a nação toda está me roubando.
10. Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.

O dízimo não é dado é pago, pois, se trata de uma dívida.
“Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior”.
8. E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que vive.
9. E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos. Hb 7:7-9)

No Antigo Testamento quando os dízimos não eram pagos no tempo próprio, eram acrescentados 20%, olha o que diz a Biblia: Se alguém quiser remir uma parte dos seus dízimos, acrescentar-lhe-á a quinta parte. Lv. 27:31.

UM JUDEU FIEL E DEVOTO ENTREGAVA 4 TIPOS DE DÍZIMO.

Por isso que Malaquias usa o termo DÍZIMOS no plural.
A)   Dízimo para sustento dos sacerdotes e levitas
Era chamado Dízimo do santuário
Era um dízimo anual (Lv. 27:30-32 – Nm 18:21-24)

B)   Dízimo dos festivais sagrados nacionais
Era um dízimo para custeio dos festivais nacionais, observados principalmente em Jerusalém.
Era um Dízimo constituídos de bens comestíveis.
Era um dízimo anual (Dt. 14:5,6,11,18 – 14:22-27)

C)   Dízimo para os pobres, Viúvas, Órfãos e estrangeiros.
Era um dízimo para assistência social
Era usufruído onde fosse possível (Dt. 14.24-26)
A cada 3 anos era usufruído em casa religiosamente. (Dt. 14:29,30)
Era um Dízimo anual

D)   Dizimo dos Dízimos.
Era pago pelos levitas para sustento dos sacerdotes do Senhor. (Nm. 18:25-28 ; Ne. 10:38).
Se você não precisa das bênçãos de Deus, e se você não quer as bênçãos de Deus, então não pague o Dízimo, guarde ele e a maldição que acompanha a sua falta de fé será sua. Visto que amou a maldição, que ela lhe sobrevenha, como não desejou a benção ela afastou de ti. (Sl. 109:17).

OS DÍZIMOD EXPRESSAM FÉ.

Os nossos dízimos não compram as bênçãos de Deus, mas certamente liberam a sua benção sobre as nossas vidas, Dt. 28.12 “O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos”. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado NVI.
Os que pagam o dízimo estão expressando sua fé em Deus, de uma maneira mais prática e possível. Eles estão dizendo: creio que os 90% que me resta após o dízimo tem a benção de Deus sobre ele. Hb11: 06 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

OFERTAS ALÇADAS.

Ex. 35:05 diz: Separem dentre os seus bens uma oferta para o Senhor. Todo aquele que, de coração, estiver disposto, trará como oferta ao Senhor ouro, prata e bronze.  

_ Oferta deriva da palavra hebraica KORBAM: oferta dedicada ao Senhor
_ Alçada deriva da palavra hebraica TERUMÁ: pesada, elevada, alta e produtiva. OS ASPECTOS DESTA PARASHÁ SÃO:

Y Terumá, a oferenda: o presente de coração ao Eterno – 25: 1 ss
Y Fazendo a Arca (ARON) - 25: 10 e ss;
Y A Mesa - 25: 23
Y A Menorá – 25: 31 e ss;
Y O Tabernáculo – 26: 1 e ss;
Y As Pranchas – 26: 15 e ss;
Y As Separações (véu, reposteiro e colunas) – 26 : 31 e ss;
Y O Altar – 27: 1 e ss;
Y O Átrio – 27: 9 e ss;
Esta oferta é dada com profundo sentimento da alma, para alcançar determinado objetivo; ou em gratidão por bênçãos alcançadas o por alcançar.

OFERTAS REGULARES.

Deve ser conforme a prosperidade do ofertante: I Co 16:02 diz assim: No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar.
E ainda em II Co 8:03 diz assim: Porque, dou-lhes testemunho de que, segundo as suas posses, e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente. Nesta passagem vemos a concordância entre dízimos e ofertas, sendo que o dízimo deve ser de 10% da sua renda e a oferta o quanto puder contribuir. II Co 9:07 diz: Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.

TRISTEZA, NECESSIDADE, ELEGRIA

Tristeza no Grego é Lupe: Dor, Para o homem, o que ele dá, é considerado como uma perda, por causa da dor que sente quando doa, e é um sinal que não fez um ato nobre e no livro do  Profeta Isaias 32:8 diz assim: Mas o liberal projeta cousas liberais, e pela liberalidade está em pé.
Mas o nobre projeta coisas nobres; e nas coisas nobres persistirá.
Necessidade no Grego é Anake: Compulsão, Calamidade, Forçado
Alegria no Grego é Ilaros: de onde se deriva o nosso adjetivo hilariante, mas o sentido aqui é: Animado, Satisfeito, Prazeroso. Para o crente que sabe que esta prestando um serviço a Deus e para o próximo, dar é um motivo de regozijo.

Ml 1:14b diz assim: Pois maldito seja o enganador que, tendo animal no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor uma cousa vil.

“Lucas 6.38 diz assim: Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois à medida que usarem também será usado para medir vocês”.  Que recompensa pode esperar por nossas ofertas? “Uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante”.

Você sabe o que é uma bênção transbordante? “Transbordante” significa “abundante”. A bênção do Senhor irá transbordar em sua vida – não apenas em suas finanças, mas em sua família, em seu emprego, em fim, em todas as áreas de sua existência.

O diabo quer que você pense que, se ofertar, isso lhe fará falta, e você não terá recursos financeiros suficientes para cumprir com as suas obrigações. A verdade é que Deus promete devolver tudo que lhe ofertamos, depois de transformá-lo em uma bênção maior, TRANSBORDANTE!
 II Coríntios 9:6 “ E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância também ceifará .”
“A única voz que seu futuro ouve é a voz da sua semeadura”
           Ao ofertar precisamos fazê-lo com entendimento. O Apóstolo Paulo nos mantém informado sobre o ato sobrenatural de semear. Precisamos entender quatro aspectos sobre a oferta.
Primeiro, a oferta é uma semente. Sendo semente ela deve ser da melhor qualidade possível. Os frutos terão a qualidade correspondente à semente que foi plantada.
          Quanto melhor for nossa oferta de gratidão ao Senhor, quanto melhor será a nossa semeadura, muito maior e melhor será a nossa colheita.
Segundo , quando um agricultor planta uma semente, sabendo que é a melhor semente que conseguiu, ele planta e acredita com grande expectativa que a colheita será grande. Quando semeamos no reino de Deus, podemos e devemos ter expectativa de uma grande colheita, pois todo lavrador que semeia com os devidos cuidados, colhe com abundância. Devemos antecipar diante dos nossos olhos toda a possibilidade de Deus que está por vir.
Terceiro, cada semente tem o seu tempo de maturação . Algumas duram menos, outras duram mais. Mas toda a semente dará o seu fruto ao seu tempo. É só esperar e a colheita virá.
Quarto, todo agricultor só planta a sua semente em terra boa. Não vá ofertando o seu dinheiro na primeira obra que você vê. Não vá simplesmente semeando diante da primeira história triste que você ouve. É preciso ser “terra boa”. Tenha muito cuidado com as terras improdutivas. Elas consumirão a sua semente e não concorrerão para a dinâmica da colheita esperada. Semeie em ministérios confiáveis, que são sérios e que tenham projetos que engrandeçam o Reino de Deus.
           Já deu pra entender que cabe a cada um de nós escolhermos a proporção de nossa colheita. Lembre-se: “ Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”.Salmos 24:1. E ainda: “ Minha é a prata , e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.” Ageu 2.8
DEFINIÇÃO DA PALAVRA POBRE.

Pobre deriva se um vocábulo raro, “PENÉS” cognato do verbo “PENOMAI” que significa trabalhar para ganhar a vida. São aquelas pessoas que tem suas necessidades supridas. Os pobres precisam dar por que eles precisam  que as bênçãos de Deus quebrem as maldições da pobreza. Há pessoa que não contribuem na obra de Deus por acharem que são tão pobres ou que seus recursos são tão escassos que vão lhes faltar para terem suas necessidades supridas, isto é um grande engano, lembra o quanto você gastava no mundo antes de conhecer Jesus?

DEUS OS ABENÇOE COM TODA SORTE DE BENÇÃOS.